MPMS apresenta o panorama inicial do “Atendimento Psicológico Emergencial”
Terça, 24 de agosto de 2021 às 19:00“Nem sempre tudo está bem, mas aqui, você encontra apoio”. Mensagens como essa foram encaminhadas para todos os membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul nos últimos meses. O objetivo da ação promovida pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito do MPMS foi dar atenção à saúde mental de todos os colaboradores que tiveram suas rotinas e vidas afetadas durante a pandemia da covid-19.
O projeto “Atendimento Psicológico Emergencial On-Line” teve início em junho de 2020 e, até agosto deste ano, já realizou mais de 102 atendimentos, entre servidores e membros da Capital e do interior do Estado. Esta ação faz parte do “Programa de Promoção de Qualidade de Vida no Trabalho no Âmbito do MPMS" e oferece apoio psicológico de forma gratuita e exclusiva. Os atendimentos foram feitos a partir de solicitações encaminhadas por e-mail para a equipe de psicólogos disponibilizados para o atendimento de urgência.
Os trabalhos foram orientados pela Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, e pela Promotora de Justiça e Coordenadora do DAEX (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução), Ludmila de Paula Castro Silva.
Para a psicóloga do MPMS, Lindomar Pacheco, o projeto de atendimento emergencial foi essencial durante este período de pandemia, pois havia uma atenção especial dos gestores com a saúde mental de todos os colaboradores, visto que as rotinas laborais foram alteradas com o advento do homeoffice, além da própria pandemia em si, que vem impactando o lado emocional de muitas pessoas.
Panorama Inicial
No relatório apresentado, a psicóloga Lindomar destacou que, de um modo geral, o sintoma mais presente nos atendimentos realizados foi o da ansiedade, seguido de depressão, pânico e medo. Para ela, esses sintomas foram intensificados em virtude da situação de pandemia: “Mesmo quem já tinha sintomas prévios relacionados à ansiedade, à depressão e ao pânico ficou mais vulnerável, mas também tiveram muitos atendimentos em que a pessoa teve pela primeira vez esses sintomas”.
Esta ação voluntária partiu dos psicólogos do quadro do MPMS e teve como objetivo minimizar os efeitos pandêmicos na saúde psicológica do colaborador que procurasse o atendimento on-line nesse período. A partir deste semestre, a ação terá uma nova fase de atendimento, que vai integrar o “Programa de Qualidade de Vida no Trabalho” que já está em andamento.
A psicóloga Lindomar Pacheco ressalta ainda que o programa de atendimento psicológico emergencial promoveu uma sensibilização continuada em cada colaborador, fazendo-o se sentir fortalecido a gerir a sua saúde integral no âmbito individual, relacional e profissional com a Instituição. “Com certeza, conhecer a si mesmo é a base sólida e duradoura para a mudança de comportamento. Estamos gratos a essa gestão superior de nos dar essa oportunidade de iniciar esse movimento de bem-estar para todos”, finalizou Lindomar Pacheco.
FONTE: MPMS
Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS
Imagem: Marketing- Assecom