Encerrado na última sexta-feira (29) o XIV Congresso Estadual do MPMS
Segunda, 02 de dezembro de 2024 às 10:00Encerrado na sexta-feira (29/11) o XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
O último dia do evento trouxe reflexões a respeito dos desafios e a responsabilidade do MP em casos de grande repercussão, feitas pela Promotora de Justiça do Rio Grande do Sul, Lúcia Helena de Lima Callegari, com mediação da Promotora Lívia Guadanhim Bariani.
Já na parte da tarde, foi apresentado o formulário “Perfil Mulheres do MPMS”, com o objetivo de mapear o perfil das mulheres integrantes da instituição, fortalecendo políticas de igualdade e representatividade.
A Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva e a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Clarissa Carlotto Torres, conduziram a apresentação, acompanhadas da Promotora de Justiça e Assessora Especial do PGJ, Ludmila de Paula Castro Silva, e da Promotora de Justiça aposentada Maria Elisabete Jerônimo Dias.
Na sequência, foi realizado o painel “Estratégia do MP Digital e o potencial de IA Gerativa”, com a participação do Conselheiro Nacional do Ministério Público, Moacyr Rey Filho; do Promotor de Justiça e Membro Auxiliar no CNMP, Paulo César Zeni, e do CEO da TechBiz Forense Digital, Rafael Velasquez. A mediação ficou por conta da promotora de Justiça e Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MPMS, Cristiane Mourão Leal Santos.
A palestra de encerramento teve como tema “Inteligência Artificial e o Futuro da Sociedade”, proferida por uma das mais respeitadas especialistas em tecnologia e inovação no Brasil, Martha Gabriel.
Para encerrar, o Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, agradeceu a participação de todos e destacou o compromisso do MPMS com a promoção da justiça, da cidadania e do desenvolvimento sustentável.
O XIV Congresso Estadual é uma realização da parceria entre MPMS, ESMP e ASMMP, com apoio de Águas Guariroba, Famasul, Sebrae, Fameh, MS Pantanal, TechBiz, Sicredi e Suzano.
*Com informações e fotos: Assecom MPMS