Associado participa de Curso de Entradas Táticas da Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil do Distrito Federal
Terça, 16 de julho de 2024 às 13:00O associado da ASMMP e promotor de Justiça, Luciano Anechini Lara Leite, participou do XVI Curso de Entradas Táticas da Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil do Distrito Federal (DOE-PCDFT) no último mês, entre os dias 17 e 28 de junho.
Luciano Lara foi o primeiro promotor de Justiça a participar da formação, tendo sido também o professor da disciplina “Legítima Defesa Armada vs. Estrito Cumprimento do Dever Legal”, tema em que é especialista.
Para o associado, o curso aproxima a atuação ministerial da prática policial especializada e estreita os laços entre as instituições, o que garante mais experiência e conhecimento em área de atuação tática policial. “Experiência que irá subsidiar nossa pesquisa e divulgação do conhecimento em cursos e palestras ministradas em todo o Brasil, inclusive para as Forças de Segurança, Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça, bem como auxiliar em audiências públicas e discussões legislativas, às quais somos chamados a participar, contribuindo com nossa expertise”, destaca.
Destinado às Forças Especiais policiais do Brasil, o curso contou com instruções e treinamentos sobre a entrada e tomada de ambientes confinados para cumprimento de mandados judiciais, especialidade da DOE e atuação realizada centenas de vezes pela Divisão Especializada da Polícia Civil do DF, que se destaca como uma das mais conhecedoras dessa modalidade de ação no país, bem como noções de ação para diversas outras situações de busca e resgate.
O atirador de precisão, autor e referência da DOE, policial Luiz Gaspar R. Mariz, autor dos livros “Anotações sobre a Doutrina Policia” e “Balística”, parabeniza Luciano Lara por sua dedicação e envolvimento com o tema, assim como pela parceria e apoio dispensado ao grupo. “Esse curso tem 16 edições formais. Nunca imaginei que teria como aluno um promotor de Justiça, ainda mais com esse alto nível. Muito investimento e muita dedicação”, declara.
Luciano Lara é atirador desportivo, Instrutor de Armamento e Tiro e estudioso da Legislação de Armas. É autor dos livros “Papa Alpha – Porte de Arma para Defesa Pessoal”, já na segunda edição, e “LDA – Legítima Defesa Armada”, ambos pela Griffos Editora. Ainda para este semestre, estão previstos o lançamento de “Posse – A propriedade de arma de fogo no Brasil”, fechando a trilogia sobre as armas de fogo e legislação de regência no país, e “Causos do Júri”, em que conta bastidores de alguns julgamentos em plenário realizados em 20 anos como membro do Ministério Público.