Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
NOTICIANDO
Vice-presidente da ASMMP participa do evento Investigação no Âmbito Civil e Criminal
20/10/2017

Foi realizado nesta quinta-feira (19/10) e sexta-feira(20/10), no Auditório do Hotel Zagaia, em Bonito (MS), o evento “Investigação no Âmbito Civil e Criminal”. O encontro é promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul com apoio da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Núcleo do Patrimônio Público, Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público (CAO Patrimônio Público), Núcleo Criminal e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAOCrim). O vice-presidente da ASMMP, promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior representou a Associação na abertura do evento.

Além do vice-presidente da ASMMP, compuseram a mesa solene o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Humberto de Matos Brittes; o Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes, Coordenador dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e das Vítimas de Infração Penal e do Controle Externo da Atividade Policial; o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social; o Procurador Regional da República da 4ª Região, Douglas Fischer e o Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger, Assessor do Núcleo Criminal vinculado aos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial.

Na ocasião, Romão Avila disse que o GAECO tem avançado sobremaneira nas investigações, realizando grandes operações como a Operação Lama Asfáltica e Antivírus. Ele também elogiou a atuação do Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, que está blindando os Promotores de Justiça na atividade fim, permitindo que os mesmos realizem seu trabalho.

O Procurador-Geral de Justiça agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da aproximação do Ministério Público Estadual com a sociedade. “A sociedade confia no Ministério Público e precisamos trabalhar sempre em prol da população”.

A palestra de abertura do encontro ficou a cargo do Procurador Regional da República na 4ª Região, Douglas Fischer que expos o tema “Técnicas essenciais de investigação em tempos de criminalidade moderna e organizada”.

Segundo dia de evento

Na sexta-feira (20/10), a programação do evento “Investigação no Âmbito Civil e Criminal” teve continuidade com a palestra de Guilherme Caselli de Araujo, responsável pelo setor técnico da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Estado do Rio de Janeiro que falou sobre o tema “Investigação digital em fontes abertas”.

À tarde, os integrantes do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) falaram sobre “Investigação Criminal – Aspectos práticos no combate ao crime organizado”.

Em seguida, o Promotor de Justiça Antonio André David Medeiros, Coordenador do Daex (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução), e do CI (Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação), palestrou sobre “Modernização e avanços nas investigações realizadas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul”.

No evento, serão lançados três projetos do Ministério Público Estadual que são: Novo Portal do Daex, Manual de Orientação de Quesitos Técnicos “Modelos e Documentos”, e Sistema de Pesquisa “Plutão”, em Convênio com o MPM (Ministério Público Militar).

Fonte: MPMS

 



 



Associação Sul-Mato-Grossense de Membros do Ministério Público
Administração: Rua Mendel, nº 306 - Carandá Bosque I - CEP: 79032-320 - Fone/Fax: (67) 3326-1720
Sede Campo: Rua Barra Bonita s/nº - Jardim Veraneio - Campo Grande - MS - CEP: 79100-000
Criado e desenvolvido na gestão 2011/2012
Copyright ® 2007 - ASMMP